Técnicas de Extração
Estes métodos são considerados as novas técnicas modernas de extração, sendo o processo de extração mais sustentável e ecológico. Estes métodos são considerados mais seguros, e ecológicos (com elevada eficiência energética e temporal). Geralmente, têm rendimentos de extração mais elevados, uma vez que a aplicação de ondas, temperatura, campo elétrico ou pressão, favorece a interação dos analitos com solvente.
A extração de PEF baseia-se na aplicação, por um curto período de tempo, de um campo elétrico forte externo à matriz colocada entre dois elétrodos, induzindo a formação de poros na parede celular e aumentando a sua permeabilidade para o solvente.
O HHP baseia-se na aplicação de alta pressão (100-800 MPa) à matriz numa fase de água danifica a estrutura celular, melhorando a permeabilidade do solvente e a difusão de metabolitos secundários, sem utilização de altas temperaturas.
O SFE baseia-se na utilização de fluido supercrítico proveniente de um fluido forçado a pressão e temperatura acima do seu ponto crítico, fazendo com que as fases de líquido e gás se tornem indistinguíveis uma da outra. O fluido supercrítico tem alta difusividade e baixa densidade e viscosidade, o que pode entrar mais eficazmente nos materiais sólidos.